Tiradentes/MG, minha cidade natal, quantas lembranças boas dessa terra, quantos largos sorrisos de aprendizado e liberdade tive a oportunidade de soltar por ser filha desse chão. Sou grata por todas as nuanças de enriquecimento pessoal que tenho, e de lá, só isso me interessa guardar.
Moldura que completa a cidade e faz dela um dos lugares mais lindos desse Brasil, a Serra de São José é um dos lugares mais famosos da cidade e sem dúvida alguma é o que mais chama a atenção. Desde muito nova fui acostumada a subir a Serra para passeios com a escola ou com amigos, nunca tive a oportunidade de acampar, era muito nova, segundo minha mãe. Depois, ao descobrir que estava doente, a Serra tornou-se apenas colírio para os meus olhos e não mais caminho para os meus pés, se é que vocês podem me entender. Com plaquetas baixas e fadigas intermináveis é impossível subir a Serra de São José, tão pouco por lá acampar.
Já me programo e cuido de avisar aos amigos como será bom irmos todos juntos mais uma vez nessa empreitada. Nadar na cachoeira, ir ao mangue, passar pelo carteiro e para ele minhas lembranças deixar. Não dá pra não sonhar com esse retorno. Tenho certeza que logo, muito em breve, lá de cima, para a minha amada terra vou poder acenar.
Serra de São José, Tiradentes/MG (Google Imagens)
Mariana Nogueira